- OutCoffee
- Posts
- Carros chineses na mira dos EUA
Carros chineses na mira dos EUA
EUA querem banir carros com tecnologia chinesa e russa, alegando risco de espionagem e ciberataques.
Bom dia Outsystem! O que você vai encontrar na OutCoffee de hoje:
IA no YouTube: solução ou problema?
AirPods salvando seus ouvidos
PayPal de cara nova
Carros chineses na mira dos EUA
Meta Ads: Tio Zuck te deixou na mão
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
IA no YouTube: solução ou problema?
Blog Oficial do YouTube
Essa semana, o YouTube trouxe uma enxurrada de novidades envolvendo Inteligência Artificial. A promessa é clara: simplificar a vida dos criadores de conteúdo. De dublagem automática a trilhas sonoras, a plataforma quer se tornar uma fábrica de criatividade. Mas será que isso vai funcionar ou só vai deixar tudo com uma cara meio "produzido em série"?
Dublagem automática: ponto pro YouTube
Ok, vamos começar sendo justos: a ideia da IA dublando vídeos em múltiplos idiomas com o Aloud é uma jogada inteligente. Traduzir conteúdo e alcançar públicos de outras partes do mundo é algo que muitos criadores sonham, mas nem todo mundo tem grana pra contratar dubladores profissionais. Com essa ferramenta, criadores podem expandir o alcance sem esforço. Claro, ainda vai rolar aquele sotaque robótico de vez em quando, mas considerando o avanço da tecnologia, isso tende a melhorar.
Trilha sonora na medida: sim, por favor
Outro ponto que o YouTube acertou em cheio foi a ferramenta de IA para escolher trilhas sonoras. Quem nunca passou horas caçando uma música que combinasse com o vídeo e ainda fosse livre de direitos autorais? Agora, é só descrever o tema do vídeo, e a IA sugere opções na hora. Não é só uma questão de conveniência, mas uma forma de democratizar o acesso a músicas de qualidade. Menos preocupação com strikes e mais foco no conteúdo.
Ideias prontas? É aqui que complica
Agora, quando a IA começa a sugerir ideias de conteúdo com base no que o público já está assistindo, o papo muda. Parece um sonho: você se senta na frente do computador sem saber o que gravar, e de repente o algoritmo te entrega uma lista de ideias. Mas vamos com calma. Isso pode ser um perigo para a originalidade. A tendência é que os criadores sigam as mesmas fórmulas, resultando em uma overdose de vídeos parecidos.
Edição facilitada
O YouTube Create, o novo app que promete transformar qualquer um em editor de vídeo, é outro ponto polêmico. Simplificar o processo de edição é ótimo para quem tá começando, mas se todo mundo usar as mesmas ferramentas com os mesmos filtros, transições e efeitos, vamos acabar com vídeos “clonados”. Tudo bem que nem todo mundo precisa ser o Spielberg, mas a autenticidade pode ficar em segundo plano com tanta facilidade assim.
Resumindo, o YouTube tá mandando bem ao incluir a IA no processo criativo, especialmente com dublagens automáticas e trilhas sonoras. Mas quando o assunto é manter a originalidade dos criadores, a coisa começa a ficar nebulosa. Será que a plataforma vai conseguir equilibrar inovação com autenticidade?
TECH
AirPods salvando seus ouvidos
AirPods Pro 2
Na última edição da OutCoffee, nós comentamos sobre o lançamento do iPhone 16, e mencionamos também a nova atualização dos AirPods. Mas agora temos uma novidade sobre os fones de ouvido da Apple: a FDA (a Anvisa dos EUA) acabou de aprovar um software que transforma os AirPods Pro 2 em aparelhos auditivos de verdade. E quando a Apple decide brincar de médico, não é com estetoscópio de brinquedo, mas com tecnologia de ponta!
Apple salvando ouvidos
Com essa atualização, os AirPods Pro 2 vão funcionar como aparelhos auditivos para pessoas com perda auditiva leve a moderada. E, olha só, sem precisar passar pelo processo burocrático de pegar receita médica! Parece mágica, mas é só a Apple mostrando que consegue entrar até na sua saúde auditiva.
É som? É audição? Não, é AirPods!
Pra quem sempre achou que os AirPods já eram super tecnológicos, agora eles também podem te ajudar a ouvir melhor, em vez de só te isolar do mundo com música.
Problema global, solução tech
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 1,5 bilhão de pessoas no mundo têm algum grau de perda auditiva. Nos Estados Unidos, cerca de 1 em cada 3 pessoas entre 65 e 74 anos tem esse problema, e, pasme, quase metade dos idosos acima de 75 anos sofre com isso. E sabe o que é pior? A maioria dessas pessoas nem usa aparelho auditivo. Mas com os AirPods virando aparelhos auditivos de alta qualidade, a Apple pode estar prestes a mudar essa realidade.
Dados que importam
Preço dos AirPods Pro 2: cerca de R$ 2.600.
População com perda auditiva: 1,5 bilhão de pessoas no mundo.
Público-alvo: pessoas com perda auditiva leve a moderada.
Data de lançamento: software disponível até o fim de 2024.
PATROCINADO POR DESIGNERPRO
PayPal de cara nova
Outdoor PayPal
O Minimalismo de Luxo
A PayPal resolveu dar um tapa no visual e, adivinha só? Foi com a Pentagram que o gigante dos pagamentos globais escolheu trabalhar para isso. O resultado? Um design que grita simplicidade e sofisticação ao mesmo tempo. Eles largaram aquele azul clássico que já parecia coisa do milênio passado, e agora estão apostando em uma paleta mais clean, com o novo tipo de letra PayPal Pro. Não, isso não é um pacote de assinatura premium, é a nova identidade tipográfica da marca.
A Vida é MovimentoOutro detalhe interessante é o movimento incorporado ao design. Inspirado pelos gestos cotidianos de pagamentos, como o famoso "tap" e "swipe" no celular, a nova identidade visual da PayPal brinca com a dinâmica desses movimentos. É quase como se o design fosse coreografado! Isso traz uma camada extra de conexão emocional com o usuário, porque, convenhamos, quem não se sente um mestre Jedi passando o cartão de débito? |
Pentagram, os Magos do Design
A Pentagram tem experiência de sobra para criar esse tipo de transformação. Eles já trabalharam com nomes como The Rolling Stones e Microsoft, então um refresh para o PayPal é fichinha. Aliás, falando em refresh, se você sente que o design da sua empresa está mais parado que a timeline do Insta em uma sexta-feira à noite, a DesignerPRO pode fazer essa mágica para você. Humanizar o design não é só uma tendência, é necessidade. E aí, vai continuar na mesmice ou vai dar aquele upgrade visual?
Evolução da Logo do PayPal
O Que Podemos Aprender
Esse movimento do PayPal nos ensina uma coisa simples: menos é mais, mas só se for bem feito. O design não precisa ser complexo para ser impactante, mas precisa ser inteligente. E, claro, coerente. A evolução deles mostra que uma marca pode, sim, continuar moderna e relevante sem perder suas raízes. Tá aí a dica para quem acha que "atualizar o design" é sinônimo de apagar o passado.
NEGÓCIOS
Carros chineses na mira dos EUA
BYD Novo carro conceito Ocean-X
E aí, lembra quando você achou que os Estados Unidos estavam de boas com os carros elétricos chineses dominando o mercado? Pois é, parece que a treta só começou! O governo Biden está em um movimento "Game Over" para veículos que usam tecnologia da China e da Rússia.
E a desculpa? Segurança nacional. Mais uma vez, o medo é que esses carros conectados possam ser hackeados e usados como armas em massa.
O golpe tá aí, cai quem quer?
A regra proposta quer banir softwares e hardwares chineses e russos dos veículos autônomos e conectados até 2030. Parece meio longe, mas os caras estão com medo de um futuro estilo "Black Mirror", onde milhões de carros cheios de câmeras, microfones e GPSs viram armas de espionagem.
Pensando por outro lado, os EUA estão preocupados com carros chineses espionando seus cidadãos, mas quem precisa de carro espionando quando todo mundo já usa um celular com GPS, câmeras e microfones, 24/7? Ironias da vida moderna, né? Mas para eles, a diferença é que esses carros conectados podem ser usados como "arma cibernética", bloqueando ruas e causando caos.
A China já mandou avisar que esse papo é desculpa esfarrapada, e que é mais uma tentativa de barrar sua entrada no mercado dos EUA.
Menos carros baratinhos, mais paranoia
Além de esvaziar a chance dos carros chineses chegarem com preços camaradas, essa proibição deve forçar as montadoras americanas a se mexerem. Mudar fornecedores de peças não é simples e pode aumentar o preço dos veículos novos.
E essa proibição é mais um golpe nos chineses, já que, além dessa questão da segurança, eles também tiveram que lidar com tarifas de até 100% em cima dos veículos elétricos importados.
Enquanto isso, no Brasil...
Mas calma, isso não deve impactar tanto a gente por aqui, viu? Montadoras chinesas como a BYD já estão se posicionando fortemente em mercados como Brasil e México. Ou seja, enquanto o Biden tenta travar a corrida dos chineses nos EUA, aqui a história é outra. A BYD já é líder nas vendas de veículos elétricos e vai continuar expandindo.
Por aqui, ficamos no dilema: aproveitar as inovações e preços competitivos dos carros chineses, ou adotar a postura gringa e também bloquear as tecnologias chinesas? O fato é que a China já tá se preparando para dominar o mercado de elétricos na Europa e na América Latina, então se o governo brasileiro tiver algum plano mirabolante de impedir, vai ter que correr.
O lance agora é ver se a regra vai ser aprovada e como as montadoras globais vão lidar com mais uma reviravolta na disputa tecnológica. Enquanto isso, vamos curtindo nossos carros sem medo de sermos espionados... pelo menos até a próxima atualização do WhatsApp.
MARKETING DIGITAL
Meta Ads: Tio Zuck te deixou na mão
Cath Virginia / The Verge
Se você achou que só o café na padaria subia sem aviso, espere até ouvir isso: Meta Ads, a queridinha do marketing digital, deu uma bugada tão feia que os anunciantes quase precisaram de Rivotril.
Recentemente, vários bugs na plataforma causaram estragos nos bolsos de quem depende dela para impulsionar campanhas. Estamos falando de bugs que ignoram limites de gastos, duplicam anúncios e fazem o que bem entendem com o seu suado dinheirinho.
O Prejuízo tá no ar (Ou no seu bolso)
Anunciantes do mundo todo relataram perdas significativas por causa dessas falhas. Um bug recente fez campanhas gastarem o dobro ou até mais do que o orçamento diário permitido.
Pensa só: você vai dormir com uma campanha ajustadinha e ao acordar descobre que, enquanto você sonhava com a aposentadoria, sua campanha estava torrando seu dinheiro. E não pense que o ressarcimento é garantido. A Meta emitiu um pedido de desculpas, mas os reembolsos podem demorar semanas, isso se chegarem.
Meta diz "Foi mal aí!"
E o que a Meta faz? Manda uma mensagem fofa dizendo que está "trabalhando para resolver" e que, por enquanto, os anunciantes precisam ser pacientes. Sim, você leu certo: o peso do prejuízo ainda é seu, e se você não correr atrás de um suporte que às vezes nem responde, pode dar adeus ao seu dinheiro.
Anunciantes como agências de marketing e e-commerces estão no topo da lista dos mais prejudicados. O impacto é tão grande que até especialistas em performance estão gritando aos quatro ventos para seus seguidores: "Cuidado com as campanhas, pessoal!"
Imagina só: você acorda e descobre que perdeu milhares em questão de minutos. Isso é o que alguns anunciantes passaram recentemente com as falhas da plataforma.
Lições aprendidas? Talvez
A real é que, enquanto a Meta tenta contornar a situação, os anunciantes estão ficando cada vez mais inseguros em confiar tanto assim na plataforma. Com bugs cada vez mais frequentes e uma falta de comunicação rápida e eficiente, o clima é de pura frustração.
Então, fica a dica: se você usa Meta Ads para vender, melhor ficar de olho nas campanhas como se fosse um reality show. Porque, da noite para o dia, você pode acabar sendo o eliminado com saldo negativo.
ACHADOS
✅ Apanhado de ferramentas digitais
Arcade - Trabalhe com IA para co-projetar um produto e, em seguida, trabalhe com artesãos qualificados para trazê-lo à vida.
Mercor - Combinando talentos incríveis e oportunidades.
Sourcetable - Copiloto de IA para dados e planilhas.
Requestory - Descreva seu produto e gere histórias de usuários.
Otto - Use agentes de IA em tabelas para automatizar horas de pesquisa manual em poucos minutos.
Magic Inspector - Crie testes confiáveis e automatizados sem nenhum conhecimento técnico.
SuperFlex - Seu assistente de desenvolvimento front-end.
Marblism - Gere aplicativos da web full-stack a partir de um prompt.
Zivy - Priorize e organize automaticamente as mensagens do Slack.
Bolna - Recepcionistas de IA 24x7 para atender todas as chamadas recebidas.